A história de sucesso de Ricardo Boechat no Prêmio Comunique-se ganhou mais um capítulo neste ano. Um, não. Dois! Na cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 11, em São Paulo, ele levou a melhor nas duas categorias em que aparecia como finalista. O jornalista foi o ganhador nas divisões de ‘ ncora de TV’ e ‘Colunista de Notícia’. Com o duplo reconhecimento, o comunicador se consolida como o principal nome da história do “Oscar do Jornalismo Brasileiro”. Já são 18 vitórias no total.

O primeiro troféu erguido por Boechat na cerimônia realizada no Tom Brasil foi a de ‘Colunista de Notícia’. Ele foi o mais bem votado pelo público internauta, que tem decisão soberana na definição dos resultados, no confronto com dois profissionais de O Globo: Ancelmo Gois e Lauro Jardim. A vitória se deu pelo trabalho desenvolvido em parceria com Ronaldo Herdy na IstoÉ. Semanalmente, a dupla é responsável por publicar notas exclusivas sobre política na revista da Editora Três. Boechat, inclusive, já era “mestre” da categoria, tendo sido o primeiro colocado em 2008, 2010 e 2012.

Boechat também ostenta o título de “Mestre do Jornalismo” pelo Prêmio Comunique-se como ‘ ncora de Rádio’. Divisão que voltou a vencer neste ano, somando-se às conquistas de 2006, 2008, 2010 e 2016. Desta vez, o apresentador da BandNews FM disputou a preferência do júri online do evento, assim como em ‘Colunista de Notícia’, com outra dupla de profissionais contratados pelo Grupo Globo. Na final, ele recebeu mais votos do que Milton Jung e Tatiana Vasconcellos, ambos da CBN.


Boechat na cerimônia do Prêmio Comunique-se 2017 (Imagem: Mara Garcia)

Dois anos, quatro vitórias

Verdadeiro papa títulos do Prêmio Comunique-se, Ricardo Boechat repete o feito de 2017. No ano passado, o jornalista já tinha sido o único concorrente a levar a melhor em mais de uma das categorias e subcategorias da premiação. Na ocasião, conforme registrou a reportagem do ‘Jornal Band’, os reconhecimentos foram nas divisões ‘Escrita’ e ‘Falada’ de ‘Nacional’. Detalhe: também tornou-se “Mestre do Jornalismo” em ‘Nacional - Mídia Falada’, uma vez que há anos analisa os bastidores da política do país na BandNews FM e TV Bandeirantes e já fora o primeiro colocado em 2013 e 2015.

Mestre multifacetado

O Prêmio Comunique-se existe desde 2003. Ricardo Boechat, o maior vencedor da história do evento dedicado a prestigiar os melhores da imprensa brasileira, não obteve êxito em nenhum momento das três primeiras edições da festa. Daí em diante, contudo, os resultados foram diferentes. De 2006 a 2018 já foram contabilizados 18 troféus, sendo que o jornalista é o único a aparecer como “Mestre” em quatro divisões da premiação: ‘ ncora de Rádio’, ‘ ncora de TV’, ‘Colunista de Notícia’ e ‘Nacional - Mídia Falada’.

Sobre jornalismo

Em 2013, quando já ostentava o título de “Mestre do Jornalismo” em três categorias do Prêmio Comunique-se, Ricardo Boechat falou sobre a carreira e a profissão. Assista à entrevista:

***** ****** ***** ****** *****

Por Anderson Scardoelli.