Regulamento Geral – Prêmio Comunique-se Edição 2019

 

1. Das disposições gerais

 

1.1.O Prêmio Comunique-se é uma iniciativa da empresa Comunique-se S.A, aqui neste regulamento denominada Comunique-se, destinada a apontar no ano de 2019, mediante votação dos internautas, os melhores profissionais de comunicação do Brasil no período de janeiro de 2019 a 15 de julho de 2019.

 

1.2. Os profissionais de comunicação que concorrerão ao Prêmio serão indicados primeiramente pela equipe do Comunique-se, com base nas indicações feitas pelos internautas por meio da votação no Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br) e na página do Prêmio Comunique-se (premio.comunique-se.com.br), conforme detalhado no item 4 deste regulamento. Após a indicação de 10 profissionais/agências de comunicação em cada umas das 12 categorias, sendo 10 delas subdivididas em duas, três ou quatro partes, haverá votação para a escolha dos três finalistas de cada uma das categorias/subcategorias. Posteriormente, haverá votação para a escolha do grande-vencedor de cada categoria e subcategoria.

 

1.3. Em cada fase de votação do Prêmio Comunique-se, os usuários poderão votar apenas UMA vez por subcategoria. Entende-se como “usuário” determinada conta da comunidade mantida pelo Portal Comunique-se, sendo que uma mesma conta/login não conseguirá votar mais de uma única vez na mesma fase da premiação.

 

1.4. A empresa de auditoria independente Deloitte, por meio de sua equipe de profissionais especializados em gestão de riscos, efetuará o acompanhamento da votação dos usuários nas duas últimas fases: a de escolha dos três finalistas e do grande-vencedor de cada categoria e subcategoria do Prêmio Comunique-se 2019.

 

2. Das categorias

 

2.1. O Prêmio Comunique-se é dividido em 12 categorias, sendo 10 delas subdivididas em duas ou mais partes, conforme especificado a seguir:

CATEGORIA DESCRIÇÃO
REPÓRTER
 

MÍDIA FALADA - Jornalistas responsáveis pela apuração e produção de reportagens em áudio e/ou vídeo, independentemente da área, para TV, rádio ou internet.

MÍDIA ESCRITA - Jornalistas responsáveis pela apuração e produção de textos informativos, independentemente da área, para jornais, revistas ou internet.

REPÓRTER DE IMAGEM - Repórteres fotográficos e cinematográficos responsáveis pela produção de imagens, independentemente da área, para TV, jornais, revistas ou internet.

CORRESPONDENTE INTERNACIONAL - Jornalistas enviados para outros países por rádios, TVs e portais de internet brasileiros, sendo responsáveis pela cobertura jornalística em áudio e/ou vídeo de fatos internacionais e pelo envio das notícias ao Brasil.

 
COLUNISTA
 

COLUNISTA DE NOTÍCIA - Jornalistas responsáveis por colunas periódicas - em texto, áudio ou vídeo -, de caráter noticioso, em publicações impressas ou eletrônicas de veiculação nacional ou regional.

COLUNISTA DE OPINIÃO/ARTICULISTA - Jornalistas responsáveis por colunas periódicas - em texto, áudio ou vídeo -, de caráter opinativo, em publicações impressas ou eletrônicas de veiculação nacional ou regional.

 
APRESENTADOR/ÂNCORA
 

TV - Jornalistas responsáveis pela apresentação de telejornais de alcance nacional ou regional em emissoras da TV aberta ou em canais pagos.

RÁDIO - Jornalistas responsáveis pela apresentação de noticiários no rádio, em estações AM, FM ou em webrádios, de alcance nacional ou regional.

APRESENTADOR - Comunicadores responsáveis pela apresentação de talk shows, conteúdo opinativo, atrações de auditório e de variedades de alcance nacional ou regional em emissoras de TV aberta ou em canais pagos.

ECONOMIA
 

MÍDIA FALADA - Jornalistas inseridos na editoria de economia, negócios e indústria, atuantes em veículos de TV, rádio ou internet.

MÍDIA ESCRITA - Jornalistas inseridos na editoria de economia, negócios e indústria, atuantes em jornais, revistas ou internet.

 
ESPORTES
 

MÍDIA FALADA - Jornalistas inseridos na editoria de esportes, atuantes em veículos de TV, rádio ou internet.

MÍDIA ESCRITA - Jornalistas inseridos na editoria de esportes, atuantes em jornais, revistas ou internet.

LOCUTOR ESPORTIVO - Profissionais responsáveis pela locução/narração de eventos esportivos, atuantes em TV, emissoras de rádio ou webrádios.

 
CULTURA
 

MÍDIA FALADA - Jornalistas inseridos na editoria de cultura, atuantes em veículos de TV, rádio ou internet.

MÍDIA ESCRITA  - Jornalistas inseridos na editoria de cultura, atuantes em jornais, revistas ou internet.

 
NACIONAL
 

MÍDIA FALADA - Jornalistas inseridos na editoria de política nacional, atuantes em veículos de TV, rádio ou internet.

MÍDIA ESCRITA - Jornalistas inseridos na editoria de política nacional, atuantes em jornais, revistas ou internet.

 
DIGITAL
 

JORNALISTA DE TECNOLOGIA - Jornalistas inseridos na editoria de telecomunicações, informática, tecnologia e web, atuantes em TV, rádio, jornais, revistas ou internet.

JORNALISTA INFLUENCIADOR DIGITAL - Página na web de notícia ou de análise de fatos feita por um jornalista, independentemente da editoria abordada.

 
Sustentabilidade  

Jornalistas responsáveis por conteúdos relacionadas ao desenvolvimento sustentável, atuantes em veículos de TV, rádio, jornais, revistas ou internet.

EXECUTIVO DE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO


Profissionais que ocupem cargos de diretor, diretor-executivo, diretor de redação, diretor de jornalismo, editor-executivo, editor-chefe, presidente, vice-presidente ou publisher em TV, rádio, jornais, revistas ou internet.

COMUNICAÇÃO
 

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO - Empresa legalmente constituída responsável pela prestação de serviços de assessoria de imprensa a terceiros.

PROPAGANDA E MARKETING   - Jornalistas responsáveis por conteúdos sobre propaganda e marketing, atuantes em veículos de TV, rádio, jornais, revistas ou internet.

PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA - Profissionais de departamentos de comunicação de empresas sediadas no Brasil, que se destacam no relacionamento com a imprensa nacional.

 
Empreendedorismo
 

JORNALISTA EMPREENDEDOR - Jornalistas que se destaquem como empreendedores, tendo criado um negócio dentro da área de comunicação (jornalismo, relações públicas, produção de conteúdo etc). O foco é reconhecer aqueles jornalistas-empreendedores que ajudam a gerar empregos para o setor, a movimentar a economia e, principalmente, a fazer a diferença na sociedade.

COBERTURA DE EMPREENDEDORISMO - Jornalistas responsáveis por conteúdos que ajudem a estimular a cultura empreendedora no país, escrevendo sobre, por exemplo, cases de empreendedorismo, perfil de empreendedores, dicas para empreendedores e empreendedorismo como opção de carreira. Profissionais devem ser atuantes em veículos de TV, rádio, jornais, revistas ou internet.

 

3. Da elegibilidade

 

3.1. Os vencedores do ano anterior, no caso o ano de 2018, não poderão participar desta edição do prêmio como indicados, finalistas ou vencedores nas mesmas categorias e subcategorias. Somente a partir de 2020 a participação desses profissionais no Prêmio Comunique-se voltará a ser legítima.

 

3.2. A Galeria Comunique-se Mestres do Jornalismo abriga os profissionais/agências que somarem três vitórias consecutivas numa mesma categoria/subcategoria, nos anos em que estiverem habilitados a concorrer, ou cinco vitórias, também numa mesma categoria/subcategoria, em anos aleatórios.

4. CADASTRO PARA VOTAÇÃO

 

Para votar no Prêmio Comunique-se, é necessário ter um cadastro válido (perfil) na comunidade mantida pelo Portal Comunique-se, plataforma utilizada pela ferramenta de votação, que dá opção de associar a conta no Facebook com a comunidade do Comunique-se.

5. DA ESCOLHA DOS 10 INDICADOS

 

5.1.A equipe do Comunique-se convidará o público internauta a indicar, no período de 16 de julho a 04 de agosto de 2019, por meio do Portal Comunique-se e do site específico do Prêmio Comunique-se, até 10 nomes de profissionais/agências de comunicação em cada uma das categorias e subcategorias.

 

5.2. Os internautas farão suas indicações considerando o conjunto do trabalho das agências e dos profissionais de comunicação de janeiro de 2019 a 15 de julho de 2019.

 

5.3. A equipe do Comunique-se analisará as indicações dos internautas e definirá a lista final dos 10 indicados em cada uma das 12 categorias e respectivas subdivisões.

 

5.4. Funcionários e colaboradores do Comunique-se, assim como seus parentes e diretamente relacionados, não poderão ser indicados.

 

5.5. Esta fase não conta com o acompanhamento da Deloitte.

6. DA DIVULGAÇÃO DOS 10 INDICADOS

 

Os 10 profissionais/agências de comunicação indicados em cada categoria e subcategoria serão anunciados pelo Comunique-se em 19 de agosto de 2019, por meio do site oficial do Prêmio Comunique-se (premio.comunique-se.com.br), do Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br) e, eventualmente, de outros meios de comunicação.

7. DA VOTAÇÃO DOS TRÊS FINALISTAS

 

7.1. Após a divulgação dos 10 indicados em cada categoria e subcategoria, o público será novamente convidado a votar, exclusivamente pela internet, para eleger os três finalistas de cada categoria, no período de 19 de agosto a 08 de setembro de 2019. Cada usuário poderá votar em até três profissionais por categoria/subcategoria, uma única vez.

 

7.2. Ao término do período desta fase, os votos serão analisados pela Deloitte.

 

7.3. O critério para a escolha dos três finalistas em cada categoria será o somatório dos votos enviados corretamente, na votação, pelos internautas. Cada categoria/subcategoria terá seus votos analisados separadamente.

 

7.4. Caso haja empate em número de votos, será utilizado o seguinte critério: passará para a próxima fase o profissional mais velho – no caso de empate entre agências, será classificada para a próxima fase a empresa que estiver há mais tempo no mercado.

7.5. Se após a aplicação do critério de desempate se mantiver, todos os candidatos empatados serão classificados como finalistas para a próxima fase. Não será divulgado o número de votos de cada indicado. A Deloitte acompanhará a execução do critério de desempate.

8. Da divulgação dos três finalistas

 

Os três finalistas em cada categoria/subcategoria serão anunciados pelo Comunique-se em 23 de setembro de 2019, por meio do site oficial do Prêmio Comunique-se (premio.comunique-se.com.br), do Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br) e, eventualmente, de outros meios de comunicação.

9. Da votação dos vencedores

 

9.1. Após a divulgação dos três finalistas em cada categoria e subcategoria, os internautas serão novamente convidados a apontar o vencedor de cada categoria, de acordo com suas preferências, exclusivamente pela internet, no período de 23 de setembro a 13 de outubro de 2019. Cada internauta poderá votar em um profissional por categoria/subcategoria, uma única vez.

 

9.2. Ao término do período desta fase, os votos serão analisados pela Deloitte.

 

9.3. O critério para a escolha dos três finalistas será o somatório dos votos enviados corretamente pelos usuários cadastrados. Cada categoria/subcategoria terá seus votos analisados separadamente.

 

9.4. Caso haja empate em número de votos, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, respeitando a respectiva ordem, e de forma sucessiva:

  • 9.4.1. Será considerado vencedor o candidato que obtiver o maior número de votos válidos na fase anterior;

  • 9.4.2. Será considerado vencedor o candidato que obtiver o maior número de votos válidos na primeira fase.

    Caso permaneça empate, será utilizado o critério seguinte:

  • 9.4.3. Será considerado vencedor o profissional mais velho – no caso de empate entre agências, será considerada vencedora a empresa que estiver há mais tempo no mercado.

  • 9.4.4. Se após a aplicação dos critérios de desempate acima definidos, os candidatos permanecerem empatados, todos os empatados como finalistas serão considerados vencedores. Não será divulgado o número de votos de cada finalista. A Deloitte acompanhará a execução dos processos para desempate.

 

10. Dos vencedores

 

10.1. Os vencedores do Prêmio Comunique-se 2019 serão aqueles profissionais que obtiverem o maior número de votos em cada categoria e subcategoria.

11. Da divulgação dos vencedores

 

11.1. Os profissionais vencedores de cada categoria e subcategoria serão anunciados durante a cerimônia de premiação que será realizada na cidade de São Paulo na noite de 05 de novembro de 2019.

12. Do Prêmio

 

12.1. Os 27 ganhadores receberão, cada um como mérito por serem os vencedores da edição.

 

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

13.1. As decisões do Comunique-se são soberanas e não caberão recursos de qualquer natureza para contestá-las, dispositivo com o qual todos os participantes manifestam tacitamente estar de pleno acordo.

 

13.2. O Comunique-se se reserva o direito de modificar datas ou reformular parte do regulamento sem prévio aviso aos participantes, caso seja necessário, segundo seu discernimento, para o melhor andamento do Prêmio Comunique-se.

 

13.3. Todos os direitos do Prêmio Comunique-se estão reservados à empresa Comunique-se S.A..

 

13.4. Qualquer dúvida a respeito deste regulamento pode ser esclarecida por meio do e-mail premio@comunique-se.com.br.

 

13. Cronograma de atividades

 
ATIVIDADE PERÍODO
Lançamento oficial 16/07/2019
Votação online dos 10 indicados por categoria 16/07/2019 a 04/08/2019
Apuração dos 10 indicados por categoria
05/08/2019 a 18/08/2019
 
Divulgação dos 10 indicados por categoria 19/08/2019
Votação online para escolher 3 finalistas por categoria
19/08/2019 a 08/09/2019
 
Apuração dos 3 finalistas por categoria
09/09/2019 a 22/09/2019
 
Divulgação dos 3 finalistas por categoria 23/09/2019
Votação online para escolher vencedores
23/09/2019 a 13/10/2019
 
Apuração dos vencedores

14/10/2019 a 04/11/2019

Divulgação dos vencedores - Festa de premiação

05/11/2019